O Brasil tem se destacado como um dos países mais prevalentes para o desenvolvimento de doenças mentais, de acordo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017, principalmente em transtornos de ansiedade, problema afeta 9,3% da população, e transtornos depressivos que foram relatados por 5,8% dos brasileiros. A defasagem na qualidade da saúde mental não é um problema exclusivo do Brasil e já pode ser considerado como um problema de saúde pública no âmbito mundial. Os acontecimentos dos anos de 2020/2021 tornaram um gatilho para a elevação dos casos de ansiedade e depressão, causadas pelo isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família, decorrente da pandemia de Covid-19. Mediante a esse cenário há uma demanda de novos profissionais de saúde mental.   O psicanalista é o profissional que trabalha com a subjetividade das pessoas e no percurso de sua formação desenvolve habilidades para a análise do psiquismo a partir da concepção de uma instância inconsciente que interfere no modo de ser das pessoas, sendo determinante de sofrimentos emocionais. O principal instrumento de trabalho do psicanalista é o seu próprio aparelho psíquico, pois,para a relação com seu paciente precisará ter não apenas estudos teóricos como também autoconhecimento. É recomendado que a formação do analista seja pautada no tripé: estudos teóricos, análise pessoal e supervisão da sua prática clínica, especialmente durante os primeiros atendimentos clínicos.   O exercício da psicanálise é livre no Brasil, não é regulamentada e não está vinculada a Conselhos ou a Órgão Profissional. Ao final do curso o egresso terá um diploma de Bacharel em Psicanálise e poderá atuar como empregado em empresas para serviços de prevenção e recuperação da saúde mental, ou por conta próprio. Também poderá atuar como professor do ensino superior (graduação e pós-graduação) desde que tenha pós-graduação lato sensu.

VOCÊ ESCOLHE O CURSO, NÓS INDICAMOS CAMINHOS.

Público Alvo

O curso destina-se à comunidade em geral, com qualquer formação que sejam portadores de diploma de Ensino Médio e que atuam ou desejam atuar em diferentes contextos institucionais e sociais, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é diversificado. Assim, o egresso do curso de bacharelado em psicanálise poderá atuar tanto na área assistencial quanto na gestão, no ensino e na pesquisa, utilizando seus conhecimentos, de forma a aplicá-los no seu campo de atuação profissional na promoção, prevenção, assistência e reabilitação da saúde mental em ações autônomas individuais, grupais e na atenção coletiva, em consultorias ou assessorias interprofissionais e institucionais. Profissionais de várias áreas podem agregar a psicanálise às suas formações profissionais: psicólogos, médicos, enfermeiros, pedagogos, advogados, administradores, engenheiros, filósofos, sociólogos, assistentes sociais, dentre outros; bem como para primeira graduação de pessoas interessadas em conhecer a clínica psicanalítica

Grade Curricular

Para ver a grade completa desse curso
clique aqui.

AQUI VOCÊ APRENDE MAIS

100% DIGITAL

Assista às aulas, realize as atividades através de App exclusivo, de última geração.

BIBLIOTECA VIRTUAL

Gratuita, com mais de 100 mil títulos disponíveis.

SUPORTE INTEGRAL

Tire suas dúvidas online e tenha acompanhamento dos seus estudos com tutores no Brasil.

MELHORES PROFISSIONAIS

Nosso quadro é composto por mais de 75% de professores mestres e doutores.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CURSO


CONTATO


INSCREVA-SE JÁ:


LISBOA


LONDRES


MILÃO


PORTO